Termopares são sensores de medição de temperatura constituídos por dois condutores metálicos e distintos, puros ou homogêneos.
Em uma de suas extremidades são unidos e soldados, a qual se convencionou o nome de junta de medição ou junta quente, e a outra extremidade aberta onde se faz as devidas interligações de junta de referência. Quando submetemos suas extremidades a temperaturas diferentes a composição química dos metais gera uma força eletromotriz da ordem de mV, princípio este conhecido por SEEBEK.
Os termopares são divididos em dois grupos são eles:
- Grupo dos termopares Convencionais Tipo T, Tipo J e Tipo K;
- Grupo dos termopares Nobres Tipo S, Tipo R e Tipo B ;
Controle de Qualidade
Todas as ligas de fios Termopares utilizadas na fabricação dos sensores de temperatura, são submetidas a rigoroso controle e inspeção
de qualidade quanto a suas características.
Todo o material, principalmente as ligas Termopares, são acompanhadas de certificados do fornecedor e submetidas a testes internos
de recebimento e de laboratório, onde obtém a liberação para a produção.
Com este controle é assegurado que todos os sensores Termopares sejam fabricados com ligas de alta qualidade.